terça-feira, 15 de setembro de 2009

entrevista com ALVINHO!!!

Há algo de novo no som da Bahia. Mas no caso da música baiana, nem sempre o que é novo significa novidade. Não é o caso da Banda de axé Mr. João, que com talento e competência vem conquistando espaço no cenário da música baiana e aos poucos ganhando a simpatia e a admiração de quem tem a oportunidade de ser espectador dos seus shows.
No comando da banda, está Alvinho um cara de bem com a vida e com um talento que dispensa comentários. Em entrevista a repórter Alice Britto, ele fala sobre carreira, projetos entre outros assuntos.

Axé Web:Um cara simpático, bonito, alegre e talentoso, quem é Alvinho?
Alvinho: Adorei os elogios, quem não gosta né? Acho que Alvinho é um cara que ama o que faz acima de tudo e tenta fazer da melhor forma, com amor, com verdade e dedicação. Sou extremamente auto-crítico e tento fazer o melhor que posso sempre.

Axé Web:Como surgiu a musica na sua vida?
Alvinho: A música estava presente desde sempre em minha vida. Lembro que lá pelos 7 ou 8 anos, pedi a minha mãe uma vitrolinha (tocador de vinil) de presente e ganhei! Eu passava horas sozinho, ouvindo todos os discos que tínhamos em casa. Comecei a cantar por acaso, por influência do meu padrasto que era radialista e cantava num clube da cidade baixa, em Salvador. Cantei duas musicas que tinha ensaiado com a banda e o povo não queria mais que eu saísse do palco. Acho que acharam engraçado um menino de 14 anos cantando cheio de vergonha, rs!

Axé Web:Quais suas influencias na música, fora do axé?
Alvinho: Eu escuto tudo, tudo mesmo! Mas acho que artistas como Stevie Wonder, Djavan, Elis Regina e Gilberto Gil, estiveram sempre presentes nos meus “Playlists”. Nos últimos anos tenho escutado muito um cara chamado Raul Midón, grande instrumentista e cantor que eu gosto muito.

Axé Web:Você fez backing vocal de nomes como Netinho e Saulo Fernandes, como foi essa experiência?
Alvinho: Um dia dois amigos que tocavam com Netinho Gigi (Hoje baixista da banda do bem de Ivete) e Jomar (Rapazolla), me indicaram pra gravar uma faixa no álbum Corpo e Cabeça. Coincidentemente Netinho estava fazendo audição para Backing-Vocal e eu nem fiz teste porque Gigi e Jomar assinaram em baixo. Resultado: Fiquei 7 anos na banda!
Saulo é meu amigo a muitos anos e no primeiro ano dele no Eva me convidou pra fazer Backing lá, fiquei muito feliz por poder trabalhar com ele.
Acho que essas experiências me tornaram o artista que sou hoje. Além deles eu trabalhei com Margareth, Harmonia, Psirico, Daniela Mercury e sempre procurei aprender muito com essa galera. Tenho profunda admiração por todos e agradeço a Deus pela oportunidade de aprendizado!

Axé Web:Como foi essa mudança de backing para líder de uma banda?
Alvinho: Na verdade eu comecei como solista. Eu cantava em barzinho e depois em outras bandas durante a adolescência. Agora os tempos são outros, o público está cada vez mais exigente e atento, mas eu acho que estou me saindo bem! Como eu já disse, sou muito auto-crítico e sempre que escuto algo gravado ou me vejo no vídeo, acho que posso melhorar uma coisa ou outra. A minha preocupação principal é que as pessoas se divirtam com o nosso som.

Axé Web:Quem criou o nome Mr.João e porque desse nome, diferente e ao mesmo tempo forte?
Alvinho: Eu e um amigo chamado Marcos Sena que é baixista queríamos encontrar um nome simples e bem brasileiro, mas que ao mesmo tempo fosse forte. Juntamos o João, com um tratamento universal respeitoso, o “Mr.” (Senhor em inglês). A idéia era juntar o regional com o universal, queríamos que o João ganhasse o mundo, como o João Gilberto ganhou, hehehe!

Axé Web:A Mr. João mescla estilos como pop, rock e samba, que resulta num axé com uma cara muito própria! Como vocês chegaram a esta formula?
Alvinho: Acho que isso vem justamente das coisas que ouço todos os dias. Outro dia eu tava ouvindo “Lamento” de Pixinguinha e pensando em misturar isso no repertório. Essas “loucuras” que fazem a gente ter vontade de chegar no ensaio e experimentar até achar uma coisa bacana, fugir um pouco do óbvio, sabe? Eu experimento cantar coisas diferentes no trio, tipo “Bloco do Prazer” de Moraes ou “Amado” da Vanessa da Mata em ritmo de samba-reggae... enfim, gosto de tentar outros caminhos e o nosso público gosta que a gente faça isso também!

Axé Web:O que você acha das novas bandas de axé music?
Alvinho: Acho maravilhoso a gente ter novos talentos surgindo a cada dia.
Penso que três coisas são importantes para nós que estamos chegando agora com novos trabalhos. Tentar encontrar uma identidade e não fazer o que todo mundo faz, exercitar a criatividade mesmo! Ter boas referências e tentar ser mais unidos porquê o nosso movimento musical está perdendo campo no resto do Brasil por causa dessa guerra entre os que estão no mercado.

Axé Web:Você foi umas das grandes revelações do verão passado e continua até hoje atraindo um grande público, ao contrario da maioria das “revelações”, que sumiram. O que você acha que acontece com essas bandas que acabam como uma “chuva de verão”.
Alvinho: Nem sei se eu revelei mesmo alguma coisa, hahaha! Não sou muito ligado a esses títulos não, mas gosto de saber que as pessoas estão curtindo meu trabalho.
Acho que devem existir vários motivos pra quem não continua. Muita gente as vezes quer passar por cima das primeiras etapas. Nenhuma casa se constrói pelo telhado, primeiro tem que vir a fundação, o alicerce sabe?
Antes da fama, vem a ralação, comer poeira de estrada, tocar em som ruim, conquistar todo dia mais um fã da sua música e ganhar experiência pra ter história pra contar no Jô, rs! Tem que fazer bonito, mostrar serviço. O resto é conseqüência! Pergunta pra qualquer artista que tem seu trabalho reconhecido aí!!!
A notoriedade quando vem fácil, vai fácil, assim como qualquer coisa nessa vida né?
Mas eu não posso te dizer exatamente o que faz algumas pessoas não continuarem. Eu sou um cara perseverante e tô aí na batalha! O que eu mais quero é viajar, tocar e mostrar meu som pra a maior quantidade de pessoas que eu puder.

Axé Web:Falando em bandas que surgem a todo momento, recentemente a Bahia vem sendo bombardeada pela música apelativa e com danças sensuais, que grande parte das novas bandas de pagode vem mostrando para todo o Brasil. O que você acha desse tipo de música? Os outros cantores mesmo de outros estilos, mas que estão começando agora, de alguma maneira são rotulados, por essa polêmica que envolve a música baiana?
Alvinho: Acho que independente do tipo de musica que cada um faça, tem que se respeitar como artista e como pessoa. Eu quero ser lembrado cantando canções bonitas, alegres, que falam de coisas positivas, etc. Adoro mexer com o emocional das pessoas, fazer elas lembrarem de um grande amor ou de um momento divertido. A nossa musica permite que a gente faça tudo isso e ainda possa dançar, cantar, tomar uma cerveja com os amigos. Talvez por isso as pessoas confundam isso com falta de qualidade musical. Música ruim tem em qualquer lugar, não é só na Bahia não! O problema é que nós estivemos e estamos sempre na mídia. Mas alguns brasileiros tem uma tendência a dar ênfase ao que é ruim. De Dorival Caymmi pra cá, dá pra perder a conta de quantos baianos notáveis nós temos na musica Brasileira!

Axé Web:Mudando de assunto. Como anda o coração?
Alvinho: Super bem! Meu coração ama muito e muitas pessoas, mas se você está falando de alguém em especial tem sim! Tem Sofia, a mãe do meu filho e a mulher que me transforma num grande homem!

Axé Web:Como você encara o assedio das fãs mais saidinhas?
Alvinho: Hahahahaha! Saidinhas é massa! Encaro numa boa... acho que esse lance de você estar ali no palco também faz com que você seja um “objeto” de desejo de algumas pessoas né? É tipo quando a gente vem correndo pra a frente da TV pra ver a Juliana Paes, kkkkkk!

Axé Web:Você encontra-se no melhor momento de sua carreira?
Alvinho: Acho que sim, até porque acredito que o melhor momento é sempre aquele que você está vivendo. O melhor pra fazer algo por você e pelos outros, saca? O melhor pra você viver intensamente, aproveitar que acordou e conseguiu levantar da cama, entende? Sou uma pessoa feliz por tudo que já conquistei até aqui como profissional e como ser-humano. Tenho excelentes companheiros de trabalho, sou respeitado no meio musical e tenho muitos amigos dentro dele. O resto entrego a Deus e agradeço por já ter me dado tanta coisa boa!

Axé Web:Quais são os planos para o verão do Mr. João? E o Carnaval?
Alvinho: No verão faremos algumas apresentações em Salvador em paralelo aos shows que já temos na agenda. Ainda não definimos formato nem quantas serão, mas quero muito que sejam especiais como foram as cinco apresentações que fizemos no mês de julho.
Carnaval é mais complicado, porque como todo mundo sabe, artista novo não tem muita vez no carnaval da Bahia que se diz tão democrático, mas dá poucas oportunidades a quem está começando. Então a gente prefere, na maioria das vezes, tocar fora da Bahia e obter o resultado que tivemos no carnaval do ano passado em Campinas, interior de São Paulo. Foi muito bom! As pessoas escreviam cartazes com frases positivas já no segundo dia de carnaval e levantavam pra a gente quando o trio passava. Fiquei muito feliz com a repercussão do trabalho lá! Tem um monte de vídeos no nosso canal do youtube se vocês quiserem conferir.

Axé Web:Qual o diferencial que a Mr. João traz para arrebentar neste verão?
Alvinho: Não tenho a pretenção de ser melhor do que ninguém mas acho que temos um jeitinho só nosso de tocar as nossas canções e as de outros artistas. O show é super descontraído e a galera participa de verdade! Adoro trazer algumas pessoas do público pro palco pra participar com a gente, cantar, etc. As vezes o show vira uma bagunça e a gente ri muito, mas vale a pena! Talvez esses sejam os nossos “diferenciais”, boa música aliados a descontração, alegria...
Nesse verão eu quero aproveitar pra fazer as pessoas do Brasil inteiro curtirem cada vez mais o nosso som e se divertirem com a gente. Quero que as pessoas que vão ao nosso show continuem comentando: “Poxa que banda legal!”