quinta-feira, 30 de julho de 2009

Alvinho - Mr. João

Uma das mais agradáveis surpresas no cenário da música baiana nos últimos anos é com certeza a Mr. João. Comandada pelo cantor Alvaro Pinho, o Alvinho, a banda se destaca pela mistura de estilos em seu som, apresentando um axé com uma forte pegada pop.

Um ano após a primeira entrevista cedida ao Portal Axezeiro.com, Alvinho volta a conversar com nossa equipe. Em uma conversa bastante descontraída, o líder da Mr. João fala sobre o estilo de sua banda, o que é preciso para fazer a diferença, a participação de Saulo Fernandes em seu ensaio no Trindade e muito mais.

Acompanhe a entrevista!


Portal Axezeiro.com: Um ano após sua primeira entrevista aqui no Portal Axezeiro.com, onde você falou sobre tudo. O que mudou na vida da Mr João?
Alvinho ( Mr João):Mudou bastante coisa. A gente foi de fato para estrada. Por que antigamente tudo era feito de forma paralela com outra banda que eu trabalhava. Fiquei sete anos com o Netinho, e como viajamos bastante, não tinha tempo para cumprir a agenda, ou até mesmo fazer a agenda para Mr João. Foi aí que resolvi assumir de vez a Mr João e tocar esse projeto, que era, e agora é a concretização desse sonho.

Portal Axezeiro.com: A Mr João mescla pop, pop-rock, samba e o axé. Todos os estilos são incorporados no repertório da Banda. Mas, nessa mistura toda, você gosta de fato do Axé?
Alvinho (Mr João): GOSTO, gosto muito. Analisar a história de resistência pela qual passaram os primeiros músicos, artistas que criaram esse estilo de cantar, esse ritmo, é sinônimo de orgulho. Axé é força e é justamente essa força que tem feito com que nossa música seja levada aos quatros cantos do mundo. Não é a toa que temos vários exemplos de cantores baianos que tem feito sucesso no Brasil inteiro e no exterior. A música baiana está com credibilidade total, temos produzido muita coisa boa. Eu comecei a cantar em cima do trio, adoro tri-elétrico, é isso o que eu sei fazer de melhor.

Portal Axezeiro.com: Como foi cantar com Saulo num dos shows do Trindade Music Bar,depois de tanto tempo, já que você também havia trabalhado como back-vocal no começo da carreira dele como vocalista da Banda Eva?
Alvinho (Mr João): Foi uma emoção fantástica cantar com Saulo. Cantar com uma pessoa conhecida que é meu amigo de infância, tanto ele como Serginho, depois de quase mais ou menos dez anos que não canto no palco com ele, foi emocionante. A última vez que cantei com Saulo, eu ainda estava com o Netinho, foi lá em Porto Seguro, tem muito tempo...

Portal Axezeiro.com: Quanto tempo tem a Mr João?
Alvinho (Mr João): O projeto da Mr João tem mais de cinco anos.Eu trabalhava em paralelo com a banda de Netinho . Como Mr João mesmo, tem um ano e meio, na estrada. E como estamos na estrada! O mês de agosto todo estamos com nossa agenda lotada, graças a Deus.

Portal Axezeiro.com: Quem mais incentivou você a seguir carreira com a sua banda?
Alvinho (Mr João): Minha mãe. Ela deu maior força para eu correr atrás de meus objetivos, lutar mesmo. E hoje, a Sofia (esposa de Alvinho) é a pessoa mais próxima, que sempre fala: vamos nessa! Sempre dando apoio total. Quando eu me desanimo por qualquer motivo, ela sempre “tá” do meu lado, falando para não desanimar. Por que tem hora em que a mídia, dinheiro me deixa triste, mas ai ela me ajuda a superar essas coisas.

Portal Axezeiro.com: Vocês (Mr João) estão a pouco tempo no mercado com uma banda em meio a tantas. Você conseguiu perceber o que é necessário para não ser mais uma?
Alvinho (Mr João): Essa é minha briga diária: não ser mais uma no mercado. Buscamos fazer sempre tudo com verdade. Já cantei pop, era o meu primeiro projeto na Mr João , mas ai não era o que eu queria, queria ver o pau comendo embaixo do trio. A galera toda dançando e feliz. Tem muita gente que quer aparecer. Parece até clichê o que eu vou falar, mas... Tem gente que não teve o chamado, não tem talento. Por isso que são pessoas, ou grupos que não se destacam. Eu cito hoje como exemplo Daniela (Daniela Mercury) quando eu trabalhei com ela na época do “canto da cidade”, percebia a responsabilidade com que ela fazia tudo. E até hoje quando alguém a convida para fazer participação em CD/DVD ela sempre quer o melhor, quer pensar na cena, tem que ser um espetáculo. Ela é um espetáculo. E isso é formidável. Os empresários da Bahia estão equivocados quando pensam que existe uma receita só para ter sucesso, que só existe uma maneira de vender. Se fosse dessa forma não teríamos as vertentes do axé. Nossa banda tem identidade e isso é importante. O artista não pode ser obrigado a cantar qualquer coisa. Isso é chato. Eu canto “balaco baco”, “favela”, “chuco”, mas não peça para eu cantar ”rala a checa no asfalto”, que isso eu não faço.Na Mr João buscamos sempre fazer tudo bem feito, com respeito, não errar as letras, nem os acordes, sempre acertar no ritmo.

Portal Axezeiro.com: Você é perfeccionista?
Alvinho (Mr João): Chego a ser chato. Sou muito perfeccionista. Quando ouço meu primeiro cd percebo coisas que poderia fazer melhor até ficar bacana. Gosto de tudo direitinho, certinho.

Portal Axezeiro.com: E depois do Trindade Music Bar, o que será da Mr João?
Alvinho (Mr João): Pé na estrada. Agosto todo viajando.

Portal Axezeiro.com: Como foi a repercussão para a Mr João depois desses diversos shows no Trindade com as diversas estrelas do axé baiano como convidados?
Alvinho(Mr João): Foi bacana. O público sempre presente. Fizemos nossa primeira festa de camisa na semana passada, um verdadeiro carnaval, gente de diversas partes do país. Sempre cheio, era como matar um leão a cada dia.

Portal Axezeiro.com: O que os internautas podem esperar do Mr João?
Alvinho (Mr João): Desejamos muita felicidade a todos, que as pessoas continuem ouvindo muita música baiana. Que nós consigamos fazer as pessoas felizes através de nossa música.


Foto e Entrevista: Uran Rodrigues

Entrevista: Alvinho

Uma das mais agradáveis surpresas no cenário da música baiana nos últimos anos é com certeza a Mr. João. Comandada pelo cantor Alvaro Pinho, o Alvinho, a banda se destaca pela mistura de estilos em seu som, apresentando um axé com uma forte pegada pop.

Um ano após a primeira entrevista cedida ao Portal Axezeiro.com, Alvinho volta a conversar com nossa equipe. Em uma conversa bastante descontraída, o líder da Mr. João fala sobre o estilo de sua banda, o que é preciso para fazer a diferença, a participação de Saulo Fernandes em seu ensaio no Trindade e muito mais.

Para conferir o bate papo com alvinho, um dos mais promissores artistas da nova geração do axé, basta acessar a nossa página de Entrevistas.






Foto: Uran Rodrigues


Robson Cobain